sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Amizades

A Amizade é algo inexplicável. Se você tiver uma em sua vida, nunca estará sozinho. Apesar disso, acredito que a época que você começa sua Amizade influencia a duração e a resistência da mesma.

Acho que a Amizade mais forte que pode existir é a que inicia na infância, mais precisamente na escola, onde você cria os primeiros laços de afeto fora da família. Nessa época, você não tem ciência do que fará no futuro, de todas as suas obrigações e de todas as dificuldades que poderá passar. Se você cria uma Amizade nessa idade, é porque o seu único interesse é realmente criar essa Amizade. Você não pensa em tirar vantagem, em passar os outros para trás, em ser melhor, você só quer ficar perto do seu amigo. Não há má intenção por trás da sua Amizade e é isso que a torna tão importante.

Na adolescência, você ainda não tem todos os compromissos de um adulto e também não pensa em passar os outros para trás. O problema é que a cabeça das pessoas na adolescência é muito confusa. Essa é a faixa etária em que as pessoas estão concretizando sua personalidade e até isso acontecer, pode haver muitas variações. Eu não estou dando uma de psicanalista, sei disso por experiência própria. Não que tenha acontecido comigo, mas aconteceu com pessoas próximas a mim. As Amizades nessa época podem ser muito frágeis e podem acabar muito rápido devido à instabilidade das pessoas. Não digo que é impossível que Amizades comecem nessa idade, só acredito que seja mais difícil.

Complicado é depois que você vira adulto. Por mais que você queira ter uma Amizade séria, na maioria das vezes a sociedade que você vive te impede de fazer isso. Você tem que se preocupar em arranjar dinheiro, já que provavelmente não vai continuar morando com a família, ou seja, arranjar um emprego, e isso pode ser muito ruim para um relacionamento. Se você vive sempre escolhendo entre "você ou eu", na maioria das vezes é obrigado a escolher você mesmo. Não há como ser amigo de alguém assim. Você vai sempre ter que priorizar você em detrimento dos que estão ao seu redor. Não haverá a opção "nós dois". Ou você se dá bem ou outro se dá por você. O lado bom é que você já tem a cabeça pronta, aí pode pensar de forma mais clara quem quer ter por perto.




Eu, Álison

Nenhum comentário:

Postar um comentário