segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Dia do Canhoto

Hoje, dia 13 de agosto, é o Dia Internacional do Canhoto e eu, como orgulhoso canhoto que sou não deixaria essa data passar.
Considera-se canhoto a pessoa que escreve com a mão esquerda e utiliza o lado esquerdo do corpo para fazer, senão todas, a maioria dos afazeres cotidianos. O comando dos lados do corpo é contralateral aos lados do cérebro. Isso quer dizer que o que comanda o lado esquerdo do corpo é o hemisfério direito do cérebro, e vice-versa com os destros. Nesse post (Identifique-se) mostro algumas das características dos destros e dos canhotos, onde nota-se bem a diferença que pode haver entre ambos.

Já houve muito preconceito com relação aos canhotos, assim como acontece com qualquer outro tipo de minoria. Na Idade Média, por exemplo, eles eram queimados vivos porque a Inquisição acreditava que eles tinham espíritos demoníacos encarnados dentro de si. Por sorte, hoje já não existe nada disso e os canhotos são vistos como pessoas normais, apesar de não se saber exatamente o que provoca a predominância do lado esquerdo na realização das tarefas.
Você que é destro não deve dar muita importância aos canhotos, já que constituem uma minoria, cerca de 12% de população e normalmente aparentam ser pessoas comuns.
Você que é canhoto pode não dar importância para isso, mas por tudo que já estudei posso dizer que isso influencia muito a sua vida, basta que você preste um pouco de atenção.

Eu particularmente dou uma importância enorme no fato de ser canhoto. Acredito que isso foi a primeira condição que me levou a querer ser diferente dos outros, ser mais do que uma simples pessoa. Não que eu pense que ser canhoto me faz um gênio, nada disso, só acho que isso é uma característica muito forte. Você nasce canhoto e leva isso por toda sua vida, então isso muda seu jeito de ser, mesmo que sutilmente. Não posso negar que minha admiração por Leonardo da Vinci é reforçada pelo fato de ele também ser canhoto, mas nunca fiz nenhum tipo de comparação entre pessoas canhotas famosas e a minha pessoa.

Não vou ser falso e dizer que ser canhoto só trás benefícios, porque não trás. Também há nessa condição alguns empecilhos. Estamos, eu e os outros canhotos, predispostos a doenças neurológicas e no sistema imune, responsável pela manutenção da saúde do corpo. Também somos mais suscetíveis a doenças como esquizofrenia e temos a expectativa de vida 9 anos menor do que a dos destros. Não estou me fazendo de vítima dizendo isso, só estou mostrando que como em qualquer condição na vida, há altos e baixos. Mas mesmo com essas aparentes desvantagens, tento não dar muita importância a elas (o que não quer dizer que as ignore) e não encaro esses problemas como uma "maldição" por ser canhoto. Pelo contrário, acredito que tenho muita sorte por ser assim.
 
O site http://www.mundocanhoto.cjb.net/ tem várias informação interessantes sobre os canhotos, artigos e tudo mais. Vale a pena ver se você se interessa pelo assunto.
Desejo um ótimo Dia do Canhoto e estes e aproveitem tudo o que essa condição pode oferecer a vocês.





Eu, Álison

Nenhum comentário:

Postar um comentário