sábado, 28 de setembro de 2013

A oportunidade de amizade

- Pela primeira vez em muito tempo vejo a possibilidade de amizade. 
- Alguém novo em sua vida?
- Conheci um homem muito parecido comigo. Mesmos hobbies, mesmas visões do mundo. Mas não tenho interesse em ser amigo dele. Estou curioso sobre ele e isto me faz ter curiosidade sobre a amizade.
- A amizade de quem você está considerando?
- Por mais estranho que pareça, um colega e paciente. Não muito diferente de como somos paciente e colega. Falamos sobre ele anteriormente. 
- Will Graham?
- Ele não é como eu. Vemos o mundo de maneiras diferentes. Ainda sim, ele pode ver meu ponto de vista.
- Ao perfilar os criminalmente insanos.
- Tão bom quanto qualquer outra demonstração. Considero reconfortante.
- É bom quando alguém nos enxerga Hannibal. Ou tem a habilidade de nos enxergar. Requer confiança. Confiar é difícil para você.
- Você me ajudou a entender o que quero em uma amizade, e o que não quero.
- Alguém que mereça sua amizade.
- Sim.
- Passou muito tempo construindo muros, Hannibal. É natural querer ver se alguém é inteligente o suficiente para transpô-los.


- Will Graham está perturbado.
- E isso perturba você, além da preocupação profissional por um paciente?
- Eu vejo a loucura dele e quero contê-la, como um vazamento de petróleo. 
- Petróleo é valioso. Qual valor tem a loucura de Will Graham para você?
- Está insinuando que sou mais fascinado pela loucura do que pelo homem?
 -Você é?
- Não. Ele percebeu cedo que via as coisas de um jeito diferente das outras pessoas, sentia coisas diferentes. 
- E você também.
- Eu me vejo no Will.
- Você se vê na loucura dele?
- Loucura pode ser um remédio para o mundo moderno. Você toma moderadamente e é benéfico. 
- Você exagera e pode ter efeitos colaterais indesejados.
- Efeitos colaterais podem ser temporários. Eles podem ser um impulso para nosso sistema imunopsicológico para ajudar a combater crises existenciais da vida normal.
- Will Graham não lhe apresenta problemas da vida normal.
- Não. Ele não apresenta. 
- O que ele lhe apresenta?
- A oportunidade de amizade.
- Ele ainda é seu paciente, Hannibal. A respeito de Will Graham, se você sentir o impulso de se aproximar, você deve se forçar a dar um passo atrás.
- E apenas o assistir perder a cabeça?
- Algumas vezes, tudo o que podemos fazer é assistir...







Eu, Álison

Nenhum comentário:

Postar um comentário