terça-feira, 11 de setembro de 2012

As pessoas acham que têm problemas

Dia após dia as pessoas reclamam por terem problemas que julgam ser graves e sem solução e que eles impedem-nas de que vivam uma vida normal. Pois digo a essas pessoas que elas não têm problema algum. Nenhuma das dificuldades que elas passam são realmente preocupantes, pois praticamente todas tem solução. As pessoas que podem dizer que têm sérios problemas são as com algum tipo de transtorno mental, em especial a esquizofrenia, que é o pior de todos.
Elas sim têm problemas e eles podem durar anos sem que se encontre uma saída ou uma solução. Essas pessoas estão desesperadas, porque é um sofrimento absurdo. Está fora de qualquer padrão de dor que você já tenha sentido antes. Elas têm medo. É uma sensação de estranheza no mundo. Não há lugar para elas. Essas pessoas entram numa realidade que não é real. Você sabe que a pessoa sente, mas ela não sabe expressar, ela quer se comunicar, mas ela não consegue. Você conta uma coisa para ela e ela fica olhando para você, como se ele te penetrasse, ela entra por dentro da tua alma, é uma coisa impressionante. A dor é extraordinária, ninguém pode livrá-la disso, nem ela mesma.
Alguns relacionam transtornos mentais com pessoas inspiradas ou inclinadas à arte, mas a gente não pode esquecer que antes da arte, antes da pintura, tem uma pessoa lá sofrendo horrores. Horrores.
Ela está morrendo de medo. Ela tem uma incapacidade de demonstrar pensamento lógico, porque é tanta emoção, ela está mergulhada em tanta emoção, que o pensamento fica desconectado. Ele chegou num ponto... Que era uma agonia. Ele cruzou a fronteira da loucura. Imagina a angústia que isso provoca na pessoa.
O índice de esquizofrenia na população é de 1%. Desses 1%, 6% se matam por desespero, por absoluto medo elas cometem suicídio. É horrível, é um desespero puro.
Essas pessoas precisam de alguém que as entenda e não que as deixe de lado e as esqueça. O que eu sei sobre a mente dessas pessoas me assusta, mas não importa o quão instável ela aparente ser, ela pode ser alcançada. Quem tem esquizofrenia sabe que isso vem de dentro, mas ela nega porque é muito assustador.  São sensações incontroláveis que se passam dentro do mundo que elas vivem e eu quero poder descobrir que mundo é esse.






Eu, Álison

Nenhum comentário:

Postar um comentário