sábado, 23 de fevereiro de 2013

Sou religioso, mas não tenho religião

Como recentemente tenho feito muitas críticas ruins, vou escrever algo um pouco mais positivo agora. Em Lucas, capítulo 17, versículo 21, lê-se: "Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós". Acho que essa parte da Bíblia se parece muito com o que diz o Budismo.
O Budismo não acredita que exista um deus porque o algo sagrado que existe e comanda nossas vidas está dentro de nós. Nós somos nosso próprio deus. Não precisamos que um deus nos guie, pois o que há dentro de nós é perfeitamente capaz de fazê-lo.

Vou tentar dar um exemplo: O oceano é feito de água. A chuva é feita de água, porém o oceano está na Terra, enquanto a chuva está nas nuvens, lá no céu. Bom, quando as gotas de chuva caem no oceano, elas se misturam com ele e tornam-se um só. Não existe mais o oceano e os pingos de chuva. Existe somente o que resultou da união entre eles. Agora a chuva que caiu é o oceano, já que não há mais como separá-la dele. Eles são um só.
Certo, quando sua alma está no seu corpo, ela é os pingos de chuva. Quando você morre, ela sai do corpo e se mistura com o oceano, que nesse caso é tudo o que existe, o universo da forma mais ampla possível. Da mesma forma que o pingo de chuva se transforma no oceano, você se transforma no todo, você passa a existir como algo incorpóreo, imaterial e intangível. Você está em todos os lugares ao mesmo tempo, você preenche o vazio, que nunca foi vazio, e passa a fazer parte do que os cristãos chamam de céu, e passa a existir no estado que os budistas chamam de Nirvana. Você se torna parte de Deus, parte de tudo. Algo que transcende até o infinito.

Buda disse que o que é sagrado está dentro de nós e que a iluminação só pode ser alcançada por mérito próprio. Ninguém pode se iluminar por você. Lucas citou o que disse Jesus sobre o Reino de Deus estar dentro de nós. Não acredito que isso seja coincidência.
Alguns podem dizer que isso é Panteísmo. Acho que talvez seja mesmo, mas é a melhor explicação que consegui formular para responder: "Onde está Deus?". Pois bem, Deus está dentro de você e dentro de mim, e quando você morrer vai poder dizer que faz parte de Deus. Se tiver coragem, vai poder dizer até que é Deus.





Eu, Álison

Nenhum comentário:

Postar um comentário