Se um estrangeiro diz que o Brasil é uma merda, os brasileiros reclamam dele, como se o que ele estivesse falando não fosse verdade. É claro que o Brasil é uma merda. Você pode viver uma vida muito boa, com uma casa boa e com um trabalho bom, mas a grande maioria, na verdade, quase todos, vivem na merda.
A gente vive em um país em que a maioria das pessoas é pobre e se fode o tempo todo. Você pode ser bem de vida, ter curso superior e tudo mais, mas nem por isso as milhares de pessoas que passam fome vão deixar de passar fome. Você ter uma vida boa não faz quem não tem uma vida boa... Ter. Você reclama que não viu certo programa na televisão, enquanto tem gente que não tem nem água nem luz, quem dirá uma televisão.
Então não venha dizer que seu país é lindo, porque talvez sua casa e sua vida sejam, mas seu país não é. Afinal de contas, a gente não vive só na sua casa, a gente vive no nosso país. E o nosso país, me desculpem os brasileiros orgulhosos, é uma merda.
E não venha falar que a culpa do Brasil ser uma merda é dos políticos corruptos, da sociedade ou das mega corporações. Quem faz política são os brasileiros, ou seja, as próprias pessoas. Quem constitui a sociedade também são as pessoas e quem dirige as grandes empresas obviamente são as pessoas.
Então reclamar não vai melhorar nada, as pessoas vão continuar pobres, o país vai continuar uma merda e vai ficar tudo na mesma.
De um tempo pra cá, tenho em mente que o problema do mundo são as pessoas. Isso mesmo, eu e você fazemos merda e por isso tudo está como está. A ofensa maior não é um estrangeiro falar mal do Brasil, até porque não é ofensa, é a verdade. A ofensa maior está no que os brasileiros fazem para com os próprios brasileiros.
As pessoas precisam melhorar como indivíduos, como pessoas, antes de esperar que o mundo mude.
Não sei se isso faz sentido para as outras pessoas, mas é o que eu acredito.
Eu, Álison
Nenhum comentário:
Postar um comentário