domingo, 18 de agosto de 2013

O que voa sem asas

Apresento-lhes meu animal preferido, Acinonyx jubatus, o guepardo, um animal pertencente à família dos felinos (Felidae) e o único representante do gênero Acinonyx. Seu nome em português é uma contração das palavras latinas "gatus pardus", que originou o nome guepardo e significa, por sua vez, "gato leopardo". Sua denominação científica advém de características próprias do animal. Acinonyx quer dizer "com garras imóveis", visto que o guepardo não apresenta garras retráteis como os demais felinos, e jubatus significa "com juba", devido a faixa de pelos em seu dorso, facilmente vista em um filhote da espécie. Chita ou cheetah, outro nome dado ao guepardo, significa "salpicado de manchas", por motivos óbvios.
Sendo um predador e necessitando de uma tática de caça, o guepardo desenvolveu a velocidade, sendo todo o seu corpo especializado nessa função. Tem a cabeça pequena, coluna flexível, grande capacidade respiratória e uma longa cauda usada para dar estabilidade quando precisa realizar curvas em alta velocidade. Além disso, possui características comuns de um predador carnívoro: garras e dentes bem desenvolvidos, olhos posicionados na frente da cabeça e excelente visão.
Porém, o motivo pelo qual o guepardo é amplamente conhecido é devido a sua (incrível) velocidade, que pode chegar facilmente a 100Km/h, sendo que na maioria das vezes que caça essa velocidade é ultrapassada, podendo chegar até 120Km/h! É o animal mais rápido do mundo. Comumente usa-se a expressão de que quando algo corre muito rápido, ele voa. No caso do guepardo isso deixa de ser um dito e torna-se quase uma verdade, já que a maior parte do tempo em que ele está correndo não está com as patas encostadas no chão.

Agora vou hipnotizá-los com esse vídeo. Um guepardo correndo em câmera lenta.







Eu, Álison

Nenhum comentário:

Postar um comentário